O Dr. Rafael inicia a consulta ouvindo atentamente você: frequência e intensidade da dor, duração dos sintomas, atividades que pioram a dor e qualquer histórico de lesões anteriores.
Após a conversa inicial, o médico realiza um exame físico detalhado. Isso inclui a observação da postura, a verificação da amplitude de movimento do ombro e do cotovelo, a avaliação da força muscular e a identificação de áreas de sensibilidade.
Com base nas informações coletadas durante a consulta, exame físico e resultados dos exames de imagem, será estabelecido um diagnóstico. Sendo explicado ao paciente a natureza de sua condição, discutindo as possíveis causas da lesão.
Será decidido em conjunto entre médico e paciente o tratamento. Que pode incluir repouso, modificação de atividades, fisioterapia, medicamentos para dor e inflamação, e em alguns casos, cirurgia.
Também será discutido as expectativas de recuperação, o tempo estimado para melhora e qualquer medida preventiva para evitar a recorrência dos sintomas.
E se for necessário cirurgia?
Caso a cirurgia seja a melhor opção, o Dr. Rafael pode recomendar a artroscopia, um procedimento minimamente invasivo ideal para muitas condições do ombro e cotovelo.
Na maioria dos casos, os pacientes podem voltar para casa no mesmo dia da cirurgia, iniciando o caminho para a recuperação sob orientação específica.